Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

É preciso ter tempo

Educar filhos com amor e carinho deveria virar mania. Você tem filhos?
Quanto tempo você dedica a eles por dia ou então, por semana?Em nossa rotina diária fragmentamos nosso tempo para dar conta de tudo aquilo que julgamos ser necessário e importante. Muitas vezes o necessário fica em primeiro lugar e coisas que gostaríamos de fazer por serem importantes para nós, infelizmente, ficam em segundo plano.

Acredito que é aí que se encaixa muitas vezes o tempo que temos para ficar com os nossos filhos. Entre o acordar pela manhã, o compromisso da rotina do trabalho, o horário de almoço, trabalhar novamente, e ainda, talvez, reuniões e jantares de negócios, muitas vezes a hora de chegar em casa vem depois que nossos pequenos já foram para a cama. Por outras vezes, podemos até estar com eles durante quase todo dia, porém, qual será a qualidade de tempo que dedicamos para o ato de educar nossos filhos?
É importante que tenhamos momentos com nossos filhos que sejam única e exclusivamente dedicados a eles. Se a semana é corrida, dedique, pelo menos, uma manhã ou tarde de seu final de semana aos seus filhos. Se o tempo estiver bom escolha algo para fazer ao ar livre, vá brincar na pracinha, andar de bicicleta, jogue bola, faça um pequinique  ou pergunte ao seu filho o que ele gostaria de fazer. Se possível, vá com toda a família. Se não puder sair de dentro de casa, procure fazer algo que interaja com seu filho.
Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças ou outros jogos educativos são muito bons e podem ser jogados com a família toda. Fazer coisas em conjunto como um bolo onde todo mundo participa ou então uma pintura ou aquilo que a família estiver a fim de fazer em equipe.
Ler um jornal ou sentar em frente à televisão e assistir a um programa enquando o seu filho brinca próximo a você não é estar com ele, é apenas estar no mesmo ambiente dele. Sentar e brincar com ele, conversar, dar boas risadas e participar de suas brincadeiras é estar com ele.
Fique atento ao quanto de você você dedica ao seu filho no tempo em que fica com ele.
Com carinho, Cris M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário