Páginas

domingo, 11 de julho de 2010

Hora disso, hora daquilo


Criança pequena precisa de rotina pois rotina para ela é sinônomo de segurança e estabilidade. Respeitar horários e respeitar regras faz com que a criança aprenda a se organizar, dando importânia e valor àquilo que está fazendo. Após acordar, é hora de fazer xixi, escovar os dentes e tirar o pijama pois a higuene é importante e porque o xixi precisa sair do corpo para não prejudicá-lo. Depois, é hora do café da manhã, dependendo da idade, de preferência à mesa, pois o corpo precisa de energia e precisamos nos alimentar. Quanto mais atenta a criança ficar ao seu lanche, mais seu corpo terá atenção e energia para retirar os nutrientes do alimento. Diga isso ao seu filho. Explique para ele os porquês de cada etapa do seu dia a dia. Ele estará aprendendo e sentirá também que a rotina que você estabelece para ele é importante. Durante o dia outras muitas horas são importantes. Hora de brincar, hora do lanche, hora de organizar os brinquedos, hora de lavar as mãos, hora do almoço, hora da janta, hora do banho, hora de ir para a escola, hora de fazer as tarefas, hora de ouvir histórias, hora de dormir, não necessariamente nesta ordem.
Você estará ensinando seu filho a ser organizado e ao compreender o porquê da importância de cada etapa de seu dia a dia, aprenderá que na vida ela precisa estabelecer valores e saber eleger as coisas que são realmente importantes em sua rotina. Ele entenderá que ao deixar de executar uma etapa ela poderá não ser tão bem sucedido em outra. Na vida tudo funciona assim. Ele aplicará isso na sala de aula, na hora de realizar projetos, na hora de ter que se virar sozinho e tomar decisões. É tão simples e ao mesmo tempo tão complexo pois a semente que é lançada na infância vinga na adolescência e cresce, amadurece e traz serenidade na fase adulta.
A mesma rotina que traz segurança e estabilidade pode ser quebrada de vez em quando como, por exemplo, aos finais de semana. Neste caso, as diferenças em horários, rotinas, alimentação, etc, mostram e ensinam para os pequenos que eles também precisam se adequar ao diferente, precisam ser flexíveis.

Abraços, Cris M.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário