Páginas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ele é medonho!


Pergunte-se a si mesmo: alguma vez, quando seu filho fez algo que não deveria ter feito, você o chamou de tinhoso, medonho, danado, terrível ou algo parecido e ele ouviu??? Pois é... Pense o seguinte: você está rotulando o seu filho de medonho e ele está ouvindo e assimilando que ele é medonho pois isso foi dito pelo pai ou pela mãe que, na opinião dos filhos, sabem tudo. Papai e mamãe dizem que sou bagunceiro, não obedeço, sou terrível, então sou mesmo e preciso assumir este papel para atender as expectativas deles.

Parece estranho mas é verdade. E aí talvez você dirá: mas ele é medonho mesmo, o que eu posso fazer??? Só eu conheço o filho que eu tenho. Se você realmente pensa assim, por favor, reformule a sua afirmação para: Mas ele é medonho mesmo, o que eu fiz??? Eu não conheço o filho que tenho...

Cá entre nós, se na sua opinião seu filho é danado você, ou os adultos que estão em contato com ele, devem ter contribuibo em muito para que ele assumisse esta postura. Outra coisa: a opinião dos pais é muito importante para os filhos mesmo que a convivência com os mesmos não seja diária. Portato comece a prestar atenção na qualidade do tempo que você dedica ao seus filho e comece a investir nas palavras e atitudes que você troca com ele.

Lembre-se: tudo o que você fizer com ele e para ele causará algum tipo de reação. Portanto trate seu filho com carinho, reforce as coisas positivas elogiando. Quando ele fizer algo negativo não diga que ele É bagunceiro, terrível ou algo do gênero. Pergunte a ele por que ele está agindo ou fazendo as coisas daquela maneira.

Converse com ele e explique o que aquela atitude está causando. Diga que pessoas boas, responsáveis, não agem daquela maneira, e que você o ama e sabe que ele é bom e responsável e não precisa agir assim. Deste modo ele irá perceber que você se importa com ele e quer se aproximar dele.

Quando você apenas xinga ou diz a ele que ele é terrível você não dá abertura. Na sua opinião ele é terrível e pronto. Você xinga e pronto. Coloca de castigo ou coisa pior e pronto. Ele desobedece e você resolve da sua maneira. Não se importa com ele, com o que ele sente, pensa quando age daquela maneira. Apenas pune pelo que ele é na sua opinião. Mas acredite: ele não precisa ser daquele jeito e posso assegurar que ELE NÃO QUER SER DAQUELE JEITO. Por favor, não rotule. Converse e dê abertura ao seu filho, ACREDITE nele. Ele pode mudar se você der uma chance.

Pode não ser fácil no início e exigir muito tempo e paciência. Porém é um investimento necessário e importante para que haja amor e harmonia na família.

Com carinho, Cris M.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário