Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Elogios...

Quem não gosta de receber um elogio? Você costuma elogiar as pessoas ou  então é elogiado com frequência? 

Acredito que as duas coisas são importantes. É importante que saibamos elogiar alguém por algo que tenha feito, por mais simples que possa parecer.

Um elogio sempre é positivo para quem o recebe, é estimulante, produz sorrisos, até suspiros, gera satisfação e nos faz querer seguir adiante. 

Para os filhos os elogios dos pais geram segurança de ter feito algo bom, gera alegria por ter agradado alguém que se ama. Procure elogiar seus filhos quando eles fazem algo positivo pois isto irá motivá-los a seguir em frente e querer acertar. 


Críticas construtivas também são necessárias para o aprendizado, porém, procure criticar reforçando primeiramente o que foi bom, ou então, o que poderia ter sido pior e não foi. Em seguida, questione e construa com o seu filho possibilidades de como fazer diferente algo que, digamos assim, não deu muito certo.


Mostre que você se preocupa e que você se inclui na busca de uma solução para algo que deu errado para ele. Esta parceria na busca de acertos é muito mais importante e educativo do que apenas ficar reforçando só o que deu errado. Você é o mais velho e com certeza tem muitas experiências que podem ser compartilhadas com ele. 


Elogiar e receber elogios sinceros faz a vida mais feliz e bem melhor de ser vivida. Então, quando você tiver uma boa oportunidade, elogie!!!


Com carinho, Cris M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário