Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

É preciso AMAR

Igual à mãe, parece o pai... 

Quantas vezes já falamos isso em relação aos nossos filhos?! 

Características físicas, genéticas, são perpetuadas e isso também vale para o jeito de fazer as coisas. Criança aprende com os mais velhos, principalmente com os pais. 

O nosso jeito, a paciência ou a falta dela refletem em nossos pequenos. Por isso, antes de chamar a atenção de seu filho ou filha, pense antes quem é que está dando o exemplo e está ensinando.

Ter paciência e explicar as coisas dá frutos, pois o exemplo será seguido. Gritar ou bater demonstra indiferença e falta de paciência por parte dos adultos em relação à criança e ela percebe isso e muito provavelmente poderá seguir este modelo dos pais sendo indiferente (não ouvindo ou não obedecendo) ou sendo agressiva do jeito dela. Provavelmente não irá ferir os pais fisicamente, mas provavelmente retribuirá a falta de respeito que os adultos tem com ela do mesmo modo não respeitando os pais como eles forçadamente gostariam. O respeito e a atenção de uma criança se consegue com amor e não através de agressão. O medo poderá calar um filho mas não estará construindo nada.


Quando algo não vai bem entre pais e filhos o problema geralmente não está na criança e sim na maneira que os adultos estão encaminhando a rotina da família. Muitos adultos não percebem isso. Observe seu filho e procure perceber como ele reproduz ao seu modo o que acontece ao seu redor. Se tudo vai bem, ótimo, parabéns. Se algo vai mal, talvez seja a hora de mudar o seu jeito em relação ao seu filho. O comportamento dele será consequência dos seu atos.


Dê amor, dê carinho, abrace, converse, beije, dê tempo a ele e não perca seu tempo agredindo,  gritando ou batendo porque isso não construirá  nada. Se você foi educado deste jeito e acha que foi bom pense em que pai ou mãe este exemplo construiu. Pense em como você seria se tivesse sido diferente.


De tudo isso o mais imporante é a presença do amor. Se a raiva aparecer entre a relação de pais e filhos aí é porque realmente algo está indo muito errado. Porém nunca é tarde. Nunca é tarde dar o braço a torcer, admitir o erro e recomeçar. Se você está passando por dificuldades, desça do seu pedestal de autoridade e chegue perto de seu filho. Beije, abrace, peça desculpas. Ele vai admirar você se você admitir que você errou e pedir desculpas para ele. Isso não tira autoridade nenhuma. Isso aproxima seres humanos que se amam e constrói amizades, respeito e admiração.


Nunca é tarde!


Com carinho, Cris M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário